top of page

HISTÓRIA

Em 1992 começou a ser implantada, a 1400 metros de altitude, no entroncamento de três municípios Nova Friburgo, Trajano de Morais e Bom Jardim, a Reserva Florestal - Pousada Gaia / Espaço de Revitalização e Ecoturismo.  

Em 1999 os sócios do Gaia observando que os vizinhos e a comunidade do entorno estavam tendo dificuldades em aliar desenvolvimento econômico e sustentabilidade, chegaram à conclusão de que suas ações deveriam estar definitivamente integradas e o trabalho ultrapassaria suas fronteiras e que o seu próprio desenvolvimento dependia de ações mais abrangentes e densas. A primeira providência foi a transformação de parte da propriedade em  RPPN - Reserva Particular de Patrimônio Natural. Isso significa que esse pedaço de Mata Atlântica será preservado em caráter perpétuo e que os proprietários podem desenvolver atividades produtivas rentáveis e não comprometedoras do meio ambiente . Uma ação de extrema importância na região foi a consequente criação da ONG Planeta Vivo - Instituto de Desenvolvimento Sustentável, uma Associação Civil, sem fins lucrativos, de caráter sócio-ambientalista , cujo local de atuação era a Cabeceira dos Thuller - Lumiar - Boa Esperança.  

Muitos anos se passaram mas a inigualável mudança feita por aquele grupo de ambientalistas que dispôs de muita energia e amor para lá do cume dos seus 1.400 metros de altitude transformar através do "trabalho de formiguinha/trabalho de tricô" como intitulavam, é não só lembrado até hoje, como está gravado nas células de todos aqueles que foram agraciados através das diversas reuniões nas áreas de cultura, saúde, lazer, que mescladas aos conhecimentos técnicos necessários, impulsionavam os moradores ao crescimento sustentável e é e será difundido nos dias atuais e para todo o sempre.

E com orgulho fazem parte dessa história!

Em 2006, com a mudança de proprietário, os princípios conservacionista continuam a ser uma meta, assim como a tentativa de seguir a diretriz primeira: sustentabilidade, segurança e desenvolvimento, e, acima de tudo, respeito à Gaia, (Mãe Terra) que mais do que a fornecedora de todos os recursos para a vida é a energia máxima a qual devemos mais do que gratidão pela existência mas o compromisso através da preservação da infinidade de ecossistemas presentes aqui, dentre outras ações sustentáveis.

No ano de 2015 devido ao desgaste natural e com a finalidade de adequar esse refúgio com mais conforto, uma reforma estrutural foi realizada na casa sede e em seguida outra na casa de sapê. 

Em 2019, resolvemos abrir essa experiência na forma de locação e estaremos sempre prontos a lhes informar sobre qualquer assunto inerente a localidade que esteja ao nosso alcance para que a sua estada seja tão especial como é a nossa nesses 27 anos! Sempre com muito cuidado e respeito ao meio ambiente.

bottom of page